O busdoor é um adesivo publicitário colado na parte externa do vidro traseiro de um ônibus. Trata-se de um formado estático e itinerante, podendo atingir uma cobertura de até metade da população de uma cidade.

Mais do que transportar milhares ou milhões de passageiros diariamente, os ônibus também podem carregar as mensagens de anunciantes interessados em promover suas ideias, produtos ou serviços.

Um dos formatos mais trabalhados nesse modal é o busdoor, que são os adesivos aplicados nos vidros traseiros dos ônibus.

E apesar de sua popularidade, planejar e executar uma boa campanha exige entender suas especificidades, que fogem um pouco de outros veículos de mídia Out-of-Home. Estar atento a características como circulação e itinerários é crucial.

Por essa razão, preparamos este guia para te ajudar a planejar e executar seus anúncios de busdoor em ônibus. Acompanhe!

Quais são as vantagens desse formato?

Vamos começar pelos benefícios de se anunciar nos vidros traseiros de ônibus. Tratam-se de pontos que explicam as principais características do busdoor. Confira:

Mídia itinerante

A mobilidade do formato é um diferencial em relação aos outros espaços de OOH. Como as rotas dos ônibus podem passar por diferentes bairros e cidades, um anúncio não estará preso a um local específico, como no caso da publicidade em bancas de jornais e em relógio de rua, por exemplo.

E esse fator também explica o porquê o busdoor pode se comunicar com uma variedade grande de públicos. Uma mensagem pode atingir outros motoristas, passageiros dos demais transportes, ciclistas e pessoas em prédios, estabelecimentos e nas ruas.

Maior tempo de exposição em cidades com trânsito mais lento

Em cidades que sofrem com engarrafamentos em diversos pontos, o busdoor tende a ganhar mais destaque, já que ele é exibido por mais tempo para os motoristas posicionados atrás dos ônibus, além de pessoas que passam pela rua e podem ler com mais calma as mensagens — caso despertem o interesse.

Mas isso, claro, dependerá das rotas das linhas contratadas para veicular um determinado anúncio e dos horários com um trânsito mais intenso.

Compra segmentada por linhas

Assim como é possível comprar mídia no metrô segmentando por estação ou linha, o anunciante também tem a possibilidade de selecionar as rotas por onde deseja promover sua mensagem.

Isso abre a possibilidade de levar um determinado conteúdo para diferentes cidades, para um roteiro que agrupe bairros de classe média, periferia ou áreas nobres, ou mesmo os que passam pelos pontos de venda dos anunciantes.

Ônibus nas ruas de São Paulo | Anúncio em Busdoor

Economia

O busdoor é considerado uma das mídias mais baratas no OOH, pois pode circular com o mesmo anúncio por diversos pontos em uma ou mais cidades, alternando entre locais de pouco e grande fluxo de pessoas — o que ajuda a gerar um bom custo/benefício.

Mesmo que a compra de um grupo de dezenas de faces possa encarecer a compra, é preciso levar em conta que cada face estampará um ônibus, certo? Logo, isso só multiplicaria a frequência de impactos de um anúncio, levando sua mensagem para uma audiência rotativa e ajudando a fixar com uma maior quantidade de impressões.

Isso também leva a um CPM mais baixo, pois, como um mesmo ônibus pode circular, em média, 300km por dia, a depender de sua rota, ele atinge coberturas que podem chegar até em 50% da população de uma cidade — a leitura do livro Omnibus: A história da publicidade em ônibus desde 1851, de Terezinha M. Abreu, não só traz esses dados como ajuda a entendê-los.

Exclusividade

Apesar de já ser uma vantagem comum a muitas outras mídias de OOH, o fato de não ter o mesmo espaço no ônibus dividido com outras empresas traz um controle maior para os anunciantes sobre a cobertura regional da sua publicidade.

Mas é importante lembrar que essa exclusividade não se aplica às linhas ou a determinadas rotas. Se um anunciante comprar 10 faces para 10 ônibus de uma linha que conta com 25 carros, os 15 veículos restantes poderiam ser usados por outro anunciante. Por fim, outros ônibus de outras companhias podem circular em parte do mesmo trajeto.

E as desvantagens?

Como nem tudo são flores em qualquer formato de mídia, é preciso lembrar de algumas limitações do uso de busdoor.

Falta de padronização nos formatos

Em cada cidade, há uma legislação diferente que regulamenta a aplicação de publicidade nos sistemas de transportes públicos locais.

Dificuldade de conseguir espaços

Devido ao seu baixo custo, à exclusividade na compra de linhas e ao tempo mínimo de 1 mês de veiculação (há anunciantes que costumam ocupar o mesmo espaço por meses), a concorrência pelos espaços é bastante alta.

Isso exige uma visão mais antecipada por parte de quem planeja a campanha. Além do mais, caso o busdoor seja utilizado em conjunto com outras mídias de Out-of-Home, pode haver uma dificuldade maior para sincronizar a exibição dos anúncios.



Como trabalhar o conteúdo de uma campanha?

Pense na cobertura e no número de anúncios

O primeiro ponto a se levar em conta é a relação entre a quantidade de faces a serem inseridos e as linhas escolhidas.

E isso dependerá muito do objetivo de cada campanha. Caso a ideia seja cobrir toda uma cidade, dependendo de seu tamanho e das rotas dos itinerários, uma quantidade boa varia entre 150 e 250 anúncios, de acordo com o mesmo livro Omnibus: A história da publicidade em ônibus desde 1851, que citamos anteriormente.

A mesma autora traz outras referências, como a cobertura recomendada para cada bairro. Nesses casos, o ideal é pensar em 30 anúncios, desde que as linhas contratadas façam trajetos curtos. A ideia, afinal, é não gerar dispersão e nem perder em frequência.

Por fim, a quantidade de anúncios por linha pode ser de 3 a 5. No entanto, lembre-se de todos esses números vão variar de acordo com a quantidade de linhas, de ônibus por trajeto, do tamanho dos bairros e cidades, das rotas de cada itinerário e, obviamente, dos objetivos e metas da campanha.

Considere o tempo mínimo de veiculação

Com pelo menos 1 mês para estampar um anúncio na traseira de um ônibus, o ideal é que mensagens muito pontuais sejam evitadas, como promoções programadas para durarem poucos dias ou semanas.

No entanto, lançamentos, reposicionamento de marcas e divulgação de eventos (como espetáculos teatrais, filmes, festivais de música, vestibulares e promoções que durem 1 mês inteiro ou mais) podem ser bons objetivos de uma campanha em busdoor.

Ônibus em meio ao transito de São Paulo | Anúncio em Busdoor

Crie uma mensagem de fácil e rápida compreensão

Por ser uma mídia itinerante, as pessoas dificilmente terão mais do que 5, 7, 10 segundos para assimilar todo o conteúdo de um busdoor.

Mesmo que as linhas contratadas passem por vias com congestionamentos frequentes, é preciso limitar a quantidade de informações inseridas na peça.

Para isso, pense em cores vivas, que criem o contraste necessário para destacar o produto, a marca ou o meio de contato da empresa (endereço, telefone ou site).

Textos simples, curtos e contextualizados aos locais de circulação das linhas também devem ser referências.

Além disso, leve em conta o tamanho do busdoor a ser usado em sua campanha. Normalmente, suas medidas giram em torno de 2 metros de largura por 1 metro de altura, sendo que a área útil provavelmente será um menor, já que dependerá do modelo da parte traseira do ônibus (pode haver um monitor ou algum letreiro, pro exemplo).

Conclusão

Anúncios em ônibus se diferem bastante das demais mídias Out-of-Home em função do seu caráter móvel, econômico, despadronizado e extremamente criativo.

Tais atributos exigem um olhar diferenciado de anunciantes e agências na hora de planejar, criar e executar suas campanhas.

Mas não veja isso como um problema, pois não faltam ferramentas para facilitar ou simplificar esse trabalho.

Com a plataforma VIA, por exemplo, o anunciante pode receber uma proposta baseada em dados, tornando suas campanhas ainda mais certeiras. Entre no site e conheça mais sobre a tecnologia.TAGS: Anunciar Em BusdoorBusdoorÔnibusOOH

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