As empresas buscam cada vez mais maneiras de inovar, tanto com seus produtos e serviços, quanto na sua divulgação através de campanhas de comunicação. Segundo o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), órgão que tem como associados os principais anunciantes do país, assim como, veículos de comunicação e agências de propaganda, o investimento em publicidade no Brasil alcançou a marca de R$ 16,54 bilhões em 2018.
Apesar do número ser grande, as empresas individualmente lutam para lidar com budgets apertados e com desafios para suas metas de comunicação. Nesse ambiente, formas efetivas de se implementar campanhas com um ótimo custo benefício e que tenham retorno rápido se sobressaem. É neste contexto que aparece o Busdoor.
Este tipo de comunicação se destaca por se tratar de uma ferramenta de mídia móvel, que divulga o conteúdo publicitário no vidro traseiro do ônibus, normalmente através de um adesivo com imagens de alta qualidade e texto de fácil leitura. Para o anúncio ser efetivo, o processo de criação de um layout para busdoor demanda cuidados e métodos específicos para esta prática. É importante salientar por exemplo que os conteúdos em geral são feitos com mensagens diretas e objetivas, se utilizando de imagens e cores que permitem se sobressair no ambiente onde estão, mas alinhados com a marca que representam.
O anúncio em busdoor é transmitido em um veículo de transporte público, ou seja, ele circula bastante e por diversas regiões, causando impacto em diferentes tipos de pessoas, de variadas classes sociais e hábitos. Portanto, abrangência do busdoor é em geral muito maior do que uma mídia estática, como outdoor, por exemplo, que atinge apenas quem passa no local em que ele está fixado.
Com o poder de atingir múltiplas classes sociais em prazos rápidos, o busdoor é recomendado seja como mídia principal de comunicação de uma campanha, ou também como mídia auxiliar, mantendo no ar anúncios que em outras mídias tenham tido um prazo menor de exposição.
O investimento neste canal de comunicação trás alguns benefícios evidentes, como a capacidade de causar grande impacto visual, poder atingir vários tipos de públicos e em vários locais (já que sempre está em movimento), além do fato de ser uma mídia com custo acessível para empresas de todos os portes.
Pense nisso na próxima vez que estiver no transito e se deparar com um bom anúncio no vidro traseiro de um transporte coletivo.
Quer conhecer mais sobre Busdoor? Entre em contato e um de nossos especialistas vai ajudar a entender como esta mídia pode funcionar para seu caso.